10 Dicas de segurança contra fraudes no cartão de crédito

A adoção das devidas medidas de segurança do cartão de crédito é de indispensável importância para se manter prevenido contra os mais diversos tipos de fraudes que estão comuns nos dias de hoje. Confira:

777

Possuir um cartão de crédito facilita a vida do consumidor, mas é preciso cuidado para evitar que criminosos utilizem os dados ilegalmente. Algumas atitudes dos consumidores também podem facilitar o roubo, tais como utilizar sites desconhecidos para fazer compras entre outras, por isso, separamos 10 dicas para evitar que os dados do cartão caiam em mãos de criminosos.

1 – Não deixe o cartão ser levado para longe de você. Peça a máquina.

2 – Esconda o teclado ao digitar a senha, e nunca a informe para ninguém. Os bancos não ligam pedindo esses dados. Não crie senhas fáceis demais, como datas de aniversário, número de telefone, placa de carro ou sequência de números. E nunca guarde a senha junto com o cartão.

3 – Verifique se o site tem certificado de segurança:veja se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https) e se aparece um cadeado à esquerda do endereço. Há ainda certificados que fazem o fundo do endereço ou o nome do site ficarem verdes (conforme o navegador).

4 – Confira se o site é mesmo da loja ou banco. Fraudadores fazem cópias idênticas. Veja o endereço que aparece quando você clica em algum link.

5 – Desconfie de ofertas boas demais. Provavelmente o endereço será uma tentativa de ‘phishing’, isto é, quando um hacker tenta obter senhas e dados bancários por um link falso.

6 – Ao entregar o cartão para um pagamento, confira ao receber de volta. Pode haver troca sem perceber. Cuidado com esbarrões, porque também podem tentar trocar seu cartão.

7 – Não use telefones de desconhecidos, especialmente celulares, para se comunicar com o banco. Os dados ficam gravados na memória do aparelho.

8 – Verifique constantemente a fatura. Se houver débito indevido, informe a central do cartão.

9 – Peça para o banco informar, por SMS, qualquer compra realizada. Assim fica mais fácil identificar compras indevidas.

10 – Não informe os números dos seus documentos quando preencher cupons para participar de sorteios ou promoções de lojas.

Como podem ver, estas são regras extremamente simples de serem seguidas, mas que poderão beneficiar imenso a segurança do seu cartão de crédito. Utilize o cartão sempre com a máxima responsabilidade possível, e nunca deixe de estar consciente de todos os perigos que lhe estão associados.


Dê sua opinião