Se você adiciona o recurso localização em suas postagens, saiba que está se expondo a perigo

Que o brasileiro é viciado em redes sociais, ninguém mais duvida. Em 2016 devemos chegar a quase 100 milhões de usuários mensais ativos. A criminalidade percebeu que através do facebook, twitter, instagram, entre outros, poderia amealhar dados específicos de vítimas e até de famílias inteiras. Vários...

335

Que o brasileiro é viciado em redes sociais, ninguém mais duvida. Em 2016 devemos chegar a quase 100 milhões de usuários mensais ativos.

A criminalidade percebeu que através do facebook, twitter, instagram, entre outros, poderia amealhar dados específicos de vítimas e até de famílias inteiras. Vários criminosos que foram presos confessaram invasões de casas, crimes de sequestro e mesmo o assassinato de parceira infiel após levantamento simples de informações nas redes sociais.

A conclusão que mais chama a atenção, é que o próprio usuário acaba facilitando o trabalho do bandido, no momento que fornece, graciosa e inocentemente, dados específicos relevantes para que um crime seja cometido.

O leitor deve conhecer o recurso para adicionar localização em uma publicação(post), o que informa ao mundo virtual o local exato onde se encontra, como por exemplo o local de moradia ou o restaurante que está naquele momento. O passo a passo é demasiadamente simples e rápido.

1) Escreva sua publicação

2) Clique em  adicionar sua localização

3) Clique em Publicar – simples assim!

O stalker que tentou matar a apresentadora Ana Hickmann, em maio/2016, planejou o crime monitorando as postagens da modelo nas redes sociais. Ele se hospedou no mesmo hotel que ela e somente deixou o quarto, portando sua arma de fogo, após ter certeza que Ana estava prestes a deixar o local para participar de um evento.

Portanto, os usuários de redes sociais devem entender que a segurança deve sempre estar em primeiro lugar. Além de não aconselhar a postagem de fotos que mostrem seu padrão de vida e de familiares, recomendo, também, o cuidado de não exibir sua rotina e, principalmente, evite adicionar o recurso da localização em suas publicações.

Se você não resistir, lhe oferto um conselho precioso: poste foto com localização somente após sua saída do local; assim não corre o risco de ser abordada(o) ou atacada(o) pelo ex inconformado(a) ou desafeto(a) ou até mesmo por pessoa desequilibrada e agressiva que possa ter fixação em você.

Para não ser pego de surpresa, jamais avise no mundo virtual o local exato onde você se encontra. Não entregue de bandeja o que as pessoas mal intencionadas mais desejam: o local, dia e hora de sua localização.


Dê sua opinião