10 Dicas de segurança para evitar acidentes elétricos

Os acidentes domésticos, normalmente acontecem quando menos se espera, entre eles, um dos mais frequentes são os choques elétricos. Confira:

1045

Quantos choques você já tomou na vida? É difícil encontrar alguém que nunca tenha passado por esta situação. Infelizmente, os choques elétricos vão continuar acontecendo, pois a quantidade de eletroeletrônicos não para de aumentas nas residências, empresas e até nos carros e outros meios de transportes. Praticamente tudo o que usamos precisa de energia elétrica para funcionar, por isso os acidentes com a eletricidade são tão comuns, pois ela é um inimigo íntimo que habita nossas casas, faz parte do dia-a-dia e merece atenção.

O cuidado com esse tipo de acidente é uma causa importante e pública. As pessoas precisam ser orientadas sobre os riscos que são causados por instalações inadequadas ou uso incorreto de aparelhos eletrônicos. Veja algumas dicas de segurança para sua casa:

1. Ao mexer em qualquer parte elétrica da casa, desligue a chave geral;

2. Ao trocar uma lâmpada, use o suporte como sua proteção e não toque nas demais regiões;

3. Nunca toque em nenhum aparelho eletrônico quando estiver com partes do corpo úmidas;

4. Se tiver crianças em casa procure colocar uma proteção nas tomadas;

5. Se não tiver conhecimento, não mexa em partes internas de tomadas, procure um eletricista;

6. Não utilize aparelhos que estejam em más condições, por exemplo, com fios desgastados e aparentes;

7. Os fios elétricos devem estar sempre em perfeitas condições e encapados corretamente.

8. Mantenha secadores de cabelo, pranchas alisadoras e barbeadores elétricos longe de ambientes úmidos ou molhados, pois a água é um ótimo condutor de energia;

9.Evite mudar a chave do chuveiro para verão/inverno quando ele estiver ligado;

10.Verifique se as fiações da sua residência estão em perfeitas condições;

Outra dica muito importante para amenizar o risco dos choques elétricos, são os usos de alguns componentes como o fio terra – proteção básica e essencial contra choques elétricos, dispositivos diferenciais residuais (DR’s), que interrompem a alimentação do sistema elétrico, quando ocorrem fugas de correntes e o uso de tomadas 2P+T, que devem ser instalados nas residências. Na verdade, dicas simples previnem grandes problemas.


Dê sua opinião