8 Dicas de segurança no transporte coletivo

Quem nunca foi vítima ou conhece alguém que já foi furtado e/ou assaltado no transporte coletivo? Confira algumas dicas:

1099

Todos os dias, milhares de pessoas usam o sistema de transportes públicos nas cidades brasileiras. Com a pressa de chegar rápido ao local de trabalho ou estudo, é comum que as pessoas fiquem distraídas.

No entanto, a distração é uma atitude que nos deixa vulneráveis à situações pouco seguras e um alvo fácil para delinquentes. Locais com alto fluxo de pessoas e pouca proteção, como nos transportes coletivos, exigem cuidados:

1 – Passagem

Procure separar com antecedência o dinheiro necessário para pagar sua passagem, ou então o vale transporte, a fim de evitar ter que abrir sua carteira ou bolsa no coletivo.

2 – Objetos de valor

Não utilize jóias ou outros objetos de valor quando precisar usar o sistema de transporte urbano. Telefones celulares, produtos eletrônicos de uso pessoal não devem estar expostos.

3 – Dinheiro

Nunca fique contando dinheiro dentro do ônibus, trem ou mêtro, Por isso, evite utlizar notas de valores elevados para sua passagem.

4 – Lugares

Procure não esperar pelo coletivo nos pontos situados em locais isolados, principalmente no período noturno. Mesmo que haja muitas pessoas naquele trecho, o seu ônibus pode demorar um pouco mais e você ficará sozinho.

5 – Assento

Tente sentar-se perto do motorista ou cobrador, quando perceber que há poucos passageiros no interior do veículo, assim um garantirá a segurança do outro.

6 – Atenção

Mantenha a atenção para alguma atitude suspeita, dentro ou fora do coletivo. Se desconfiar de alguém desça e procure a Polícia, mesmo que não seja seu ponto.

7 – Bolsas / carteiras

Procure manter sua carteira, bolsa, sacolas, pacotes ou outros objetos que estiver levando, à frente de seu corpo. Preste muita atenção se alguém insistir para carregar sua bolsa ou outros volumes.

8 – Trem ou Metrô

Se você utilizar um trem ou metrô, não viaje em vagões vazios, principalmente à noite. E nas estações, utilize os corredores curtos e onde haja maior movimentação de pessoas.

Lembre-se você também é responsável pela sua segurança, por isso se informe e fique sempre atento! Se você gostou das dicas, não deixe de compartilhar com sua família e seus amigos.


Dê sua opinião