8 Dicas para fazer compras seguras pela internet

Fazer compras online traz muitas vantagens ao consumidor. Porém, existem alguns cuidados a ter, antes de efetuar uma compra pela internet. Confira 8 dicas para poder fazer compras online com toda a segurança:

814

Comprar na internet pode ser prático e simples, pois com alguns cliques o consumidor tem a possibilidade de adquirir um produto ou serviço originário até de outro lado do planeta. O e-comemerce, como é chamado o mercado de comércio eletrônico global, vem se regulamentando cada vez mais na intenção de garantir qualidade, direitos, e, sobretudo, segurança do consumidor.

Apesar disso, quem compra pela internet sabe que a ausência de fronteiras traz uma infinidade de brechas para golpes e ações de má-fé. Portanto, o dever da precaução parte, primeiramente, do próprio consumidor.

1. Atualize o software

Com regularidade atualize o software do seu computador, principalmente o navegador que utiliza para fazer compras online. Preste atenção ao nível de segurança da firewall e verifique se o computador não está contaminado por algum vírus.

2. Definições de segurança

Olhe também as definições de segurança do navegador utilizado. Quanto mais alto melhor.

3. Escolha sites de confiança

Para fazer compras online com segurança deve selecionar apenas sites fidedignos, de empresas que conhece e com boa reputação.
Se não conhece um site e está tentando a comprar, procure a opinião de outras pessoas sobre ele.

4. Procure sinais de segurança

Veja se o site tem um “s” após http no seu endereço web ou um pequeno cadeado no início. Isso é sinal que a informação é encriptada e que é mais seguro inserir os seus dados.
Alguns sites colocam ainda imagens de selos de garantia e confiança, se responderem a determinados critérios de segurança.

5. Compre no seu computador

Evite comprar em computadores públicos, pois o nível de segurança pode ser baixo, existindo a possibilidade de retenção de dados, como senhas e números de cartão de crédito.

6. Não guarde informações

Mesmo no seu computador deve evitar guardar os seus dados como o número do cartão de crédito quando faz compras num determinado site. Esta é uma regra básica paraproteger os dados pessoais na internet. Nunca se sabe quando o site ou a sua conta podem ser invadidos, começando terceiros a fazer compras com os seus dados.

7. Compare preços

Tenha noção da faixa de preço normal do produto que você procura, tanto em lojas virtuais como em lojas físicas. Por esse motivo, desconfie se os descontos ofertados pelo site estão muito fora da faixa de preço normal.

8. Formas de pagamentos

Observe as condições de pagamento e tenha clareza de quais opções tem juros inclusos. Desconfie se única forma de pagamento for em conta corrente ou conta poupança, especialmente quando for para pessoas físicas.

Se você gostou, compartilhe com seus amigos e aproveite as dicas para comprar com mais segurança. 😉


Dê sua opinião