A mentira nunca envelhece; é descoberta antes

Era uma vez um leão que devido seu porte era tido como o animal mais bravo e corajoso da floresta. Todos o temiam e isso só o incentivava a se gabar cada vez mais. Mas o leão tinha um grande segredo. Na verdade, não passava...

321

Era uma vez um leão que devido seu porte era tido como o animal mais bravo e corajoso da floresta. Todos o temiam e isso só o incentivava a se gabar cada vez mais. Mas o leão tinha um grande segredo. Na verdade, não passava de um medroso que tinha medo até da Dona Formiga. Mas, com medo que os outros animais não o aceitassem, ele começou a inventar mentiras a seu respeito, sem que ninguém desconfiasse.

Certo dia, ouviu uma voz o chamar; virou-se e viu que um pequeno passarinho, que pousara em uma pedra ali perto, estava fazendo sinal para ele se aproximar. O leão deu um passo à frente e perguntou, cheio de arrogância:

“O que houve, jovem pássaro? Quer perguntar algo para mim ou apenas admirar minha beleza inexplicável?”

E, antes que o leão pudesse começar seu discurso sobre suas qualidades, o passarinho o interrompeu:

“Não, senhor. Eu estava apenas me perguntando se o senhor gostaria de duelar comigo”.

Com medo que descobrissem seu segredo, o leão inventou rapidamente uma desculpa:

“Com você? Imagina! Não é preciso pôr o dedo na tomada para saber que dá choque. É claro que eu ganharia!”

O Passarinho retrucou:

“Pois eu insisto; amanhã à tarde, aqui mesmo, teremos o embate”.

No dia seguinte ocorreu o duelo. Foi um verdadeiro fiasco. O passarinho só soltou um pio e o leão saiu correndo e nunca mais foi visto. Todos ficaram espantados e queriam saber como ele ganhara a luta. A resposta foi esclarecedora:

“Simples! Eu só ouvia o leão falando mas nunca o vi em ação”.

Caro leitor, muitas das fraquezas que imaginamos ter são fantasias que criamos quando estamos fragilizados. Mentir para levar vantagem ou como forma de muleta emocional somente aumentará o problema, principalmente quando for descoberto.

A honestidade e sinceridade são ferramentas que ajudam a agregar pessoas que realmente quererem ficar do nosso lado, do jeito que somos, pois estão na mesma sintonia vibratória.

Portanto, não queira ser o que não é! Não minta para levar vantagem! Mentir é errado e pode prejudicar pessoas que nada têm a ver com suas dificuldades.


Dê sua opinião