Banheiros e vestiários – Espelhos de duas direções

Vivi momentos de grande emoção em abril de 2002 na cidade de Águas de Lindóia. Fui convidado pelo Governador Samir Nakhle Khoury do Distrito 4.420 do Rotary/SP para ministrar a palestra “Saber Viver com segurança” na XI Conferência da Humanidade, para uma platéia em torno...

328

Vivi momentos de grande emoção em abril de 2002 na cidade de Águas de Lindóia. Fui convidado pelo Governador Samir Nakhle Khoury do Distrito 4.420 do Rotary/SP para ministrar a palestra “Saber Viver com segurança” na XI Conferência da Humanidade, para uma platéia em torno de 2500 pessoas.
No camarim reservado aos palestrantes encontrei oradores de renome, tais como o locutor Fiore Giglioti, Guilherme Afif Domingos, o publicitário Roberto Duailibi (DPZ) e o escritor internacional Lair Ribeiro.
Tornou-se hábito em minha vida, ensinar as pessoas regras, dicas e técnicas para obter mais segurança em todos os níveis. Na matéria de hoje gostaria de fazer um alerta, especialmente às mulheres. Algumas cautelas devem ser tomadas ao freqüentar toaletes, banheiros, quartos de hotel ou motel, vestiários para experimentar roupas etc.
Preste atenção nos espelhos pendurados nas paredes, pois a policia tem descoberto alguns casos onde criminosos de plantão instalam os chamados espelhos de duas direções (você vê sua imagem refletida, mas alguém pode te ver do outro lado do vidro). É muito difícil identificar o tipo de espelho apenas olhando para ele.
Desta forma, como podemos determinar com boa dose de precisão que tipo de espelho é o que estamos utilizando, sem correr riscos?
Devemos deve fazer um teste manual. Toque na superfície refletiva (espelho) com a ponta da unha de seu dedo ou com uma moeda. Se você observar um “espaço” entre a sua unha (ou a moeda) e a imagem refletida, o espelho é autentico e seguro. Esse “espaço” é equivalente à espessura do espelho, pois a parte que reflete é a parte do fundo do vidro e não a parte da frente.
Entretanto, se a unha do seu dedo tocar diretamente na imagem, não havendo um espaço entre a imagem e o dedo então tome cuidado, pois provavelmente será um espelho de duas direções. Nesse caso a parte reflexiva é a parte da frente e não a do fundo do vidro.


Dê sua opinião