Cuidados com apps de namoro: você pode conhecer o príncipe encantado ou o bandido sedutor

Após queixas de mais de 10 mulheres, policiais civis do 80º DP, na cidade de São Paulo, conseguiram deter no final de abril/2016 um jovem de 25 anos, que seduzia moças através de aplicativos de namoro.

405

Ele se apresentava como executivo bem sucedido de uma grande empresa e dizia estar à procura de sua cara metade para relacionamento sério.

Nos encontros, regados à muito romantismo, ele inseria, discretamente, substância dopante na bebida da vítima, que, em seguida, começava a passar mal. Além de roubar pertences pessoais e das casas das mulheres, o bandido, travestido de Don Juan, estuprava suas presas. Os objetos subtraídos eram vendidos pelo criminoso através da internet.

O delegado Gabriel Fransciscon estima que 30 mulheres em busca de relacionamento afetivo foram enganadas.

Muita gente já se casou com alguém que conheceu através das redes sociais, salas de bate-papo e aplicativos de namoro. No entanto, não podemos esquecer que muitas mulheres e homens que fizeram uso dessa mesma forma moderna de buscar companhia afetiva ou amizades, já foram ludibriados e se tornaram vítimas de criminosos. Portanto, algumas dicas de segurança são importantes na hora de conhecer alguém através da rede mundial de computadores:

1) Anote todos os dados que conseguir levantar da pessoa interessada. Essa providência facilita que você identifique qualquer contradição.

2) Assim que se interessar por alguém, peça o facebook, onde são normalmente encontrados dados que vão permitir conhecer melhor a pessoa com quem pretende se envolver. Se o perfil for recente, pode ser sinal de perigo. Se o “príncipe encantado” alega que não gosta de redes sociais, fique ainda mais atenta.

3) É deveras importante saber o nome completo, aonde trabalha e ainda pedir telefone fixo. Com esses dados, você poderá consultar no google e saber da veracidade das informações.

4) Tente conseguir a foto do pretendente e inseri-la na busca por fotografias do Google; o site exibirá onde a imagem foi originalmente postada e assim poderá descobrir se foi roubada de outro perfil

5) Realizar conversa pela câmera é outra boa alternativa. Se ocorrer negativa, é péssimo sinal.

6) Depois que tiver informações confirmadas, chegou a hora de marcar o tão aguardado encontro. Sugira que seja em local movimentado. O melhor é em cafeteria ou restaurante de shopping center, pois contam com muitas câmeras e vigilância privada.

7) Avise parentes e amigos sobre o encontro e determine horário para te ligar e conferir se está tudo bem.

8) Não aceite bebida que já estiver na mesa. Faça seu pedido e mantenha seu copo sempre em seu raio de visão.

9) Vá com condução própria; se não tiver carro ou moto, não aceite carona no primeiro encontro.

10) Lembre-se que a pressa e a carência afetiva são inimigas mortais da segurança


Dê sua opinião