Onde encontramos solução para o problema?

Quando os americanos iniciaram o lançamento de astronautas ao espaço, um dos entraves foi que as canetas não funcionavam em gravidade próxima de zero. Para resolver esse problema, contrataram uma empresa de consultoria e empregaram cerca de 12 milhões de dólares. Conseguiram desenvolver uma caneta...

367

Quando os americanos iniciaram o lançamento de astronautas ao espaço, um dos entraves foi que as canetas não funcionavam em gravidade próxima de zero. Para resolver esse problema, contrataram uma empresa de consultoria e empregaram cerca de 12 milhões de dólares. Conseguiram desenvolver uma caneta que escreve em gravidade zero, de ponta cabeça, debaixo d’água e praticamente em qualquer superfície, incluindo o cristal.

Seus concorrentes, os russos, frente a mesma dificuldade, passaram a usar um simples lápis, de aproximadamente 2 reais.

O amigo leitor pode extrair valiosa lição desta crônica se passar a entender que focar no problema, geralmente, aumenta a sensação de seu tamanho e gera enorme carga de preocupação.

Se um problema faz parte de sua vida, e isso é muito comum a todos os seres humanos, basta dispender energia na sua solução, ou seja, em como resolver a pendência. O segredo é focar na melhor maneira de solucionar ou amenizar a situação incômoda ou prejudicial.

Para tanto, é preciso ouvir pessoas mais experientes, pesquisar informações pela internet, ou seja, ir decididamente e por todos o meios atrás de uma saída até a solução surgir.

No entanto, ao invés de buscar a eficiência da racionalidade, muita gente fica remoendo e se conformando com o papel de vítima, desistindo do enfrentamento antes mesmo de tentar, esquecendo-se que uma porta fechada não significa que esteja trancada, por vezes, e não raro, um simples empurrão permite que seja ultrapassada.

Tudo na vida depende do ângulo que se enxerga a realidade. Aprenda a ser mais flexível e mude de estratégias quando desejar melhores resultados ou sair de crises.

 


Dê sua opinião