QUAL SUA OPINIÃO SOBRE AS PESSOAS QUE CHEGAM ATRASADAS EM COMPROMISSOS?

“ Peço mil desculpas pelo atraso ”. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Acredito que muitas. E como você se sentiu sendo pontual e os outros chegando fora do horário combinado? Para piorar a situação, só as desculpas esfarrapadas do atrasado, que, normalmente, joga a...

1969

“ Peço mil desculpas pelo atraso ”.

Quantas vezes você já ouviu essa frase?

Acredito que muitas.

E como você se sentiu sendo pontual e os outros chegando fora do horário combinado?

Para piorar a situação, só as desculpas esfarrapadas do atrasado, que, normalmente, joga a culpa no tal do “imprevisto”.

“ O trânsito estava muito ruim, realmente fora do normal ”. “Essa chuva me pegou mesmo de surpresa”. “ Fiquei enroscado com um cliente e por isso não teve jeito de chegar no horário ”. “ Você acredita que o pneu do carro furou? ”.

O leitor já deve ter visto aluno chorando ao ser barrado na entrada do colégio em dia de vestibular ou concurso público, por ter chegado 1 minuto após o horário estipulado no edital. É uma choradeira danada; as lamúrias são muitas e as críticas contra quem fechou o portão também.  A única “desculpa”, na minha opinião, para o atrasado, é a falta de programação.

Tenho uma dica simples para quem deseja sempre chegar minutos antes do compromisso agendado:

“ Saia mais cedo ”.

Atualmente, com os aplicativos de trânsito, é possível calcular aproximadamente quanto tempo se leva de um lugar ao outro, o que permite programar o horário de sair para chegar no horário combinado. Ser pontual, além de ser uma questão de educação, também é característica de gente profissional. É de suma importância chegar nos compromissos pelo menos 20 minutos antes do agendado. Assim se evita o estresse e se tem tempo suficiente para organizar as ideias e estratégias para a reunião; ir ao toalete e arrumar o visual, degustar cafezinho sem pressa e preparar todo o material que irá expor.

Um provérbio inglês antigo diz que “a pontualidade é a cortesia dos Reis e a obrigação dos educados”. Infelizmente, no Brasil a pontualidade é uma virtude de poucos. Entendo que o atraso proposital da noiva no dia do casamento não é um ato elegante para com os convidados que chegaram no horário apontado no convite.

                                                                                                         JORGE LORDELLO


Dê sua opinião