QUAL TIPO DE FAMÍLIA É A SUA?

A comemoração do Natal talvez seja a única data do ano em que as famílias se reúnem para confraternização. O comércio está praticamente fechado neste dia e em torno de mesa repleta de “comes e bebes” os componentes da família se divertem e se emocionam....

487

A comemoração do Natal talvez seja a única data do ano em que as famílias se reúnem para confraternização. O comércio está praticamente fechado neste dia e em torno de mesa repleta de “comes e bebes” os componentes da família se divertem e se emocionam. Nos outros 364 dias do ano, sempre existe uma “ desculpa ” e assim os desencontros acabam sendo a tônica.

Na verdade cada um tem sua vida, seus interesses e prioridades e o afastamento tem se tornado uma tônica. Por outro lado a modernidade da era digital trouxe as reuniões familiares virtuais nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Mas mesmo na festa natalina algumas rusgas podem aflorar, pois isso faz parte de toda família.

No livro “O Arroz de Palma” do escritor Francisco Azevedo encontrei trecho interessantíssimo que faz verdadeiro Raio X do que é o núcleo familiar:

” Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema…Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir…Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza. O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem! Tudo ilusão! Família é afinidade, é à Moda da Casa. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito. Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada, seria assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha. Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir. Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. Muita coisa se perde na lembrança. Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete! Família: Feliz quem tem e sabe curtir, aproveitar e valorizar…”

Caro leitor, não importa o tipo de família que você está inserido.

Aproveite o que tiver de bom e mantenha distância apropriada das coisas ruidosas.

Portanto… Amem-se, Perdoem -se, Aceitem-se, Tolerem-se e vivam como se hoje fosse o último dia que você vai estar com a sua família.

JORGE LORDELLO.


Dê sua opinião