Quando e onde Jesus nasceu?

Maria tinha apenas 7 anos e com o nascimento do quinto irmão, o pai abandonou a família, deixando sua mãe Joana sozinha. Todos passavam necessidade e em alguns dias do mês, nem mesmo pão tinham para saciar a fome. Joana catava papel nas ruas e...

248

Maria tinha apenas 7 anos e com o nascimento do quinto irmão, o pai abandonou a família, deixando sua mãe Joana sozinha. Todos passavam necessidade e em alguns dias do mês, nem mesmo pão tinham para saciar a fome. Joana catava papel nas ruas e às vezes trazia uma boneca que encontrava nas sobras do lixo, geralmente sem braços e sem cabeça. O Natal se aproximava e Maria ouviu na escola que nesta época, Papai Noel trazia presentes às crianças. Era preciso somente colocar um bilhetinho dentro de uma meia, perto da janela, que o “bom velhinho” traria a lembrança. Maria se encheu de sonhos e queria apenas uma boneca, que estivesse pelo menos completa, com a cabeça, os braços e as pernas. Na véspera de Natal escreveu com dificuldade o pedido ao Papai Noel, pois não sabia ler e escrever direito. Esperou a mãe ir dormir e colocou o bilhete numa meia rasgada, pois era a única que tinha. No dia seguinte, Maria foi a primeira a levantar e correu em direção de sua meia. A menina chorou o dia todo, pois percebera que o tal Papai Noel se esquecera de sua bonequinha. No ano seguinte Joana faleceu repentinamente; foi mais um golpe na vida da pequena Maria. Hoje, ela tem 38 anos de idade, constituiu sua família, casando com um homem simples, trabalhador e religioso. Maria ensinou ao seu único filho que Papai Noel é apenas uma fantasia, um conto de natal e que esta data é importante, pois se comemora o nascimento de Jesus, o filho de Deus. Eles celebram essa data com muita oração, paz e fraternidade.
Amigo leitor, uma pergunta se faz presente: Você é capaz de responder onde Jesus nasceu? A resposta é mais profunda do que parece. Chico Xavier nos oferece um sentido mais amplo: Perguntamos a Francisco de Assis o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus. Ele nos responderá “Ele nasceu no dia em que, na Praça de Assis entreguei minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui-lo incondicionalmente.” Perguntemos a Pedro quando deu o nascimento de Jesus, ele nos responderá: “Jesus nasceu no pátio do palácio de Caifas, na noite em que o galo cantou pela terceira vez, no momento em que eu o havia negado.” Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida. Perguntemos a Joana de Cusa onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá: “Jesus nasceu no dia em que, amarrada ao poste do circo em Roma, eu ouvi o povo gritar – Negue! Negue! E o soldado com a tocha acesa dizendo – Este teu Cristo ensinou-lhe apenas a morrer? Foi neste instante que, sentindo o fogo subir pelo meu corpo, pude com toda certeza e sinceridade dizer – Não me ensinou só isso, Jesus ensinou-me também a amá-lo.” Perguntemos a Judas Iscariotes quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá: “Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu julgamento e a sua condenação.” Perguntemos, finalmente, a Maria de Nazaré onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá: “Jesus nasceu em Belém. Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do amor.”
Agora pensemos um pouquinho: E para nós, quando Jesus nasceu? Pensemos mais um pouquinho: E se descobrirmos que ele não nasceu? Então, procuremos urgentemente fazer com que ele nasça um dia destes, porque, quando isso acontecer, teremos finalmente entendido o Natal e verdadeiramente encontrado a luz.S.


Dê sua opinião