Se o futuro não chegou, por que se preocupar tanto com ele?

Um turista que estava visitando uma catedral onde um artista trabalhava em um mosaico enorme, impressionado com uma vasta parede vazia que estava à frente do artista, perguntou: “Você não fica preocupado ou ansioso com todo esse espaço que precisa cobrir? Não se preocupa sobre...

601

Um turista que estava visitando uma catedral onde um artista trabalhava em um mosaico enorme, impressionado com uma vasta parede vazia que estava à frente do artista, perguntou:

“Você não fica preocupado ou ansioso com todo esse espaço que precisa cobrir? Não se preocupa sobre quanto tempo levará para conseguir terminar sua obra?”

Com muita calma, o artista respondeu:

“Eu sei o que posso fazer a cada dia. A cada manhã marco a área que farei e não me permito qualquer tipo de preocupação com o espaço que falta. Eu assumo um dia de cada vez; um dia o mosaico estará terminado. Aprendi que tudo na vida tem seu tempo, mas o mais importante é o presente, pois está nas minhas possibilidades”.

Muitos dos grandes obstáculos que atrasam nosso momento são como esta grande parede. Projetar acontecimentos no futuro é puro exercício de imaginação, sem nada de concreto. Lamentavelmente, muitas pessoas imaginam acontecimentos ruins, obstáculos ou sérios problemas e com isso não sentem energia no cotidiano.

O correto é termos metas e sonhos lá na frente; isso serve para nos guiar e dar motivação para sermos melhores no momento presente.

Se é para ficar preocupado, então preocupe-se com algo que vai realizar neste dia, pois é isso que temos pra hoje.

O passado já passou e não volta mais. O que podemos é carregar no presente as lições aprendidas no passado. O futuro ainda não chegou e, na verdade, nunca chega, pois sempre estamos no momento presente.

Portanto, a única coisa que possuímos neste exato momento é o aqui e agora. Por isso, vibre com cada acontecimento, principalmente com os pequeninos, pois assim vai diminuir muito a ansiedade no futuro.


Dê sua opinião