SERÁ QUE TRAIR VALE A PENA?

No militarismo, “traição” é a deslealdade de uma pessoa para com sua pátria. Na esfera jurídica, alguém trai quando se torna óbvio a intenção de ocultar alguma coisa ou descumprir um compromisso assumido. A Bíblia intitula “não adulterarás” como Sétimo Mandamento de Deus e considera...

680

No militarismo, “traição” é a deslealdade de uma pessoa para com sua pátria.

Na esfera jurídica, alguém trai quando se torna óbvio a intenção de ocultar alguma coisa ou descumprir um compromisso assumido.

A Bíblia intitula “não adulterarás” como Sétimo Mandamento de Deus e considera a traição um grave pecado. Para a religião católica, o casamento é uma aliança sagrada onde duas pessoas prometem ser fiéis um ao outro até a morte, perante Deus e os homens. A traição quebra essa aliança e desrespeita o cônjuge, os filhos e Deus.

O escritor Alexandre Moreira escreveu texto super reflexivo sobre o tema deste artigo:

Trair não é só beijar na boca ou ir pra cama. É não jogar limpo, é não ser honesto, é flertar quando se é comprometido, é quebrar sentimento mais genuíno que uma pessoa pode depositar em você. Trair é quebrar confiança…e confiança…pode ser que só se tenha uma vez!”

O consultor empresarial Stephen Kanitz aponta algumas razões pela qual o homem não deveria trair sua esposa. Veja se você concorda ou não?

  1. A estatística de que 80% dos homens traem as suas mulheres é uma lenda urbana. Provavelmente, espalhada pelos homens que traem. Não acreditem.

 

  1. A estatística mais correta é 40%, que embora pareça ser muito elevada, mostra que a maioria dos homens casados é fiel, ou seja, 60%.

 

  1. E mesmo 40% não espelha exatamente a realidade. As pesquisas perguntam “Você já traiu a sua mulher? “Mas não perguntam quantas vezes.Quando se pergunta, descobre-se que 75% traíram suas mulheres, de fato, mas uma única vez. Traidores contumazes são somente 10%.

 

  1. Ou seja, 70% dos homens que traem o fazem uma única vez e se arrependem, ou pelo menos não voltam a trair.

 

  1. Muitos homens (e mulheres) traem porque deixaram problemas do casal se acumular. Se você não consegue resolver seus problemas à medida que eles ocorrem, segredo número um de um casamento, criar um outro problema não será a solução.

 

Outro fato curioso, é que a pessoa que trai está sempre achando que pode ser traída a qualquer momento. Se ela faz, porque não podem fazer também com ela? A partir daí, viram reféns de si mesmas, desconfiando não só do parceiro como das pessoas ao seu redor.

O amor pode até acabar, mas o respeito deveria permanecer.

Portanto, se está se relacionando com alguém, seja fiel. Saiba que a traição pode traumatizar uma pessoa pelo resto da vida; e será responsabilidade de quem traiu.

Antes de trair, seja fiel aos sentimentos da (o) parceira (o) e termine a relação. É mais justo e leal. O outro pode sofrer por não te ter mais por perto, mas não carregará o sentimento da traição.

Lembre-se que não é possível ser ½ fiel.

Ser infiel com quem gosta de você e te respeita, jamais será um bom caminho.

Trair pode até trazer certo prazer momentâneo, mas com certeza trará problemas, amarguras e perdas por muito mais tempo.

E o tempo é o senhor da razão.

Para quem insiste em trair, saiba que será uma questão de tempo para o arrependimento te incomodar. Mas aí, geralmente, já é tarde demais.

 

                                                                          JORGE LORDELLO

 

 

 

 


Dê sua opinião