VOCÊ É FAVORÁVEL A INSTALAÇÃO DE CHAPAS DE FERRO EM GRADIS E PORTÕES DE CONDOMÍNIOS?

Um dos princípios da segurança em condomínios e casas, é que a pessoa que está do lado de fora deve ter o mínimo de informação do acontece no lado de dentro. Marginais que desejam realizar assalto com certo nível de organização, precisam, inicialmente, realizar o...

388

Um dos princípios da segurança em condomínios e casas, é que a pessoa que está do lado de fora deve ter o mínimo de informação do acontece no lado de dentro.

Marginais que desejam realizar assalto com certo nível de organização, precisam, inicialmente, realizar o que chamo de análise de risco, ou seja, levantar possíveis vulnerabilidades ou falhas na segurança do local a ser invadido. Quando dificultamos esse tipo de levantamento, minimizamos, como consequência, o risco de invasão criminosa.

Em virtude disso, prédios residenciais passaram a erguer muros altos, principalmente nas laterais e fundos, deixando, geralmente, gradil apenas na parte da frente.

Nos últimos dois anos tenho verificado, através de minhas pesquisas na área criminal, que diversos prédios de classe média-alta e alta têm instalado chapas de aço no gradil frontal e nos portões de acesso de pedestres e veículos, impedindo, assim, visualização da área interna.

Essa tendência é mais acentuada em bairros onde os arrastões são mais frequentes.

Podemos fazer correlação com a película de controle solar, que, instalada em automóvel, diminui sobremaneira a visão de seu interior. Para corroborar, nas entrevistas que fiz em presídios, diversos marginais comentaram que a película é realmente um obstáculo para eles em caso de assalto, pois não têm como saber quantas pessoas estão no veículo.

Ouvi a seguinte frase de inúmeros ladrões que roubam motoristas no trânsito pesado.

“ Aquilo que não vejo, eu não desejo ”.

 Portanto, a orientação é sempre esconder objetos de valor no cotidiano, especialmente o aparelho celular. Um smartphone de alto valor é um chamariz, um poderoso imã para o criminoso. Esconder o equipamento na vestimenta pode fazer o transeunte ou motorista passar despercebido aos olhos dos bandidos.

   

JORGE LORDELLO


Dê sua opinião