COMO ATINGIR A TÃO SONHADA MATURIDADE ESPIRITUAL?

Quando estudei programação neurolinguística, na década de 90, é que fui descobrir a importância de definir conceitos importantes para a vida. No momento em que se conhece melhor o chão onde pisa, fica mais fácil escolher o caminho certo para encontrar a tão sonhada felicidade e o...

332

Quando estudei programação neurolinguística, na década de 90, é que fui descobrir a importância de definir conceitos importantes para a vida. No momento em que se conhece melhor o chão onde pisa, fica mais fácil escolher o caminho certo para encontrar a tão sonhada felicidade e o equilíbrio emocional.

Para que o leitor entenda o alcance desse estudo, peço que responda a seguinte pergunta:

O que é veneno?

Acredito que sua resposta vai ser mais ou menos assim:

É toda substância tóxica que possa produzir algum tipo de enfermidade.

Essa explicação está correta, mas ao mesmo tempo é limitante.

Portanto, vou ampliar o conceito do que pode ser venenoso para qualquer pessoa:

Qualquer coisa além do que precisamos pode ser considerada nociva ou venenosa. Como exemplo, posso citar a alimentação, a ambição, o poder, o medo e a raiva.

Querer de forma compulsiva aquilo que não é necessário, pode envenenar a mente e acabar com o equilíbrio.

E o que é medo?

Tradicionalmente, se diz que é um estado emocional que surge perante uma situação de eventual perigoNo entanto, geralmente, as pessoas fantasiam sobre o que chamo de medo imaginário ou irreal.

Prefiro a definição de medo que diz ser a não aceitação da incerteza.

Muita gente está vivendo na chamada zona de conforto, assim, qualquer passo fora desse espaço gera incerteza e, consequentemente, o medo que faz paralisar. Mas, se for aceita a incerteza, que é algo plenamente natural, o medo se torna um desafio, uma aventura, que faz a pessoa sair da zona de conforto e tentar novos horizontes.     

Como você define a inveja?

A maioria das pessoas vai dizer que é o desejo de possuir um bem que pertence a outro.

Vou tentar definir por outro ângulo:

Inveja é a não aceitação do bem no outro.

É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. Mas como sair dessa armadilha terrível? Muito simples, é só aceitar o bem do outro e tê-lo como inspiração para estabelecer metas e objetivos novos.

O que é raiva?

Quem nunca sentiu raiva?

A raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, demonstrado por quem se sente ameaçado. Varia de pessoa para pessoa, podendo ser uma simples irritação ou uma demonstração de fúria e ódio incontrolável.

Confesso que acho esse conceito de raiva limitado, assim, prefiro aprofundá-lo de forma muito mais simples e inteligente:

Raiva é a não aceitação do que está além do nosso controle.

Mas como elimino a raiva da minha mente? Aceite mais…com isso você se torna tolerante e a raiva escoa pelo ralo. Se aceitamos, se torna tolerância.

Como você definiria maturidade espiritual?

Se pensou em religião, alerto que não é esse o caminho

Entendo que maturidade espiritual é a percepção que felicidade não tem nada a ver com bens materiais, ou seja, independe de coisas ou conquistas. É quando não se busca mais a aprovação dos outros. É quando não existe mais a necessidade de comparação. É quando se é capaz de não ter “expectativas” em um relacionamento e se doa pelo bem de se doar. É quando se está em paz consigo mesmo!

JORGE LORDELLO

 


Dê sua opinião