DICAS DE SEGURANÇA PARA RETIRADA DE LIXO DE CONDOMÍNIOS E LIMPEZA NA CALÇADA

Muitos prédios possuem entrada especifica para retirada do lixo condominial. Geralmente, fica distante dos olhos do porteiro, que se preocupa mais com a portaria principal de pedestres e com a entrada e saída da garagem. Normalmente, esse portão lateral é estreito e frágil e pode...

404

Muitos prédios possuem entrada especifica para retirada do lixo condominial. Geralmente, fica distante dos olhos do porteiro, que se preocupa mais com a portaria principal de pedestres e com a entrada e saída da garagem. Normalmente, esse portão lateral é estreito e frágil e pode servir de caminho para marginais adentrarem ao local.

Como a quantidade de sacos de lixo a serem retirados é grande, é bastante comum que o funcionário, para manter esse portão de folha única aberto, coloque um saco de lixo para travá-lo, assim, vai poder sair e entrar várias vezes até terminar seu trabalho. É importante frisar, que essa situação de porta liberada perdura por vários minutos, o que aumenta sobremaneira o risco de invasão.

Alguns edifícios utilizam essa passagem lateral para que os ajudantes de limpeza realizem lavagem da calçada e até mesmo saída e entrada de morador com cachorro de estimação. Nesses casos, passamos a ter outra via de acesso ao condomínio; só que mais vulnerável que as demais.

Por outro lado, é preciso pensar no quesito segurança, e para tanto, gostaria de indicar metodologia eficaz para minimização de riscos:

  • O portão lateral para retirada de lixo deve ser robusto
  • A abertura deve ser automática e realizada pelo porteiro na guarita a pedido do funcionário que for levar o lixo para a calçada.
  • É importante criar clausura de pedestres também nessa área, dificultando, assim, a penetração de suspeitos quando o funcionário estiver retirando o lixo ou realizando outras atividades

  • Interfone interno deve ser instalado para o funcionário da limpeza ter contato com a portaria e solicitar abertura dos portões
  • Inicialmente, o portão interno deve ser aberto para que o funcionário insira os sacos de lixo na clausura. Em seguida, ele fecha o portão para que o porteiro abra o portão externo. O próximo passo é carregar o lixo da clausura para o local destinado na calçada. Terminada essa tarefa, o funcionário volta para a clausura e fecha rapidamente o portão externo, após o quê, a portaria vai abrir o portão interno da clausura de pedestres
  • É muito importante a instalação de câmera na área interna para o porteiro visualizar o interior da clausura, e na área externa, junto ao portão, para obter imagens da calçada
  •  Outro ponto interessante que tenho observado, é que muitos condomínios estão instalando chapas de ferro no portão, isso para dificultar que alguém passando pela calçada tenha visão da parte interna.

 Para finalizar, gostaria de alertar síndicos e zeladores quanto a lavagem da calçada do condomínio, quando, não raro, é mantida alguma porta do edifício aberta enquanto o colaborador realiza a limpeza.

 O ideal, é que leve o material necessário para a calçada e logo em seguida providencie o fechamento da porta, que somente deverá ser aberta pelo porteiro quando terminar o serviço na calçada.

 

                                                                                            JORGE LORDELLO


Dê sua opinião