Palestra In Company

ASSÉDIO MORAL: ESTRATÉGIAS PREVENTIVAS PARA EMPRESAS

Estabelecendo Política Anti-Assédio na Empresa

 

O assédio moral no trabalho constitui um fenômeno mundial segundo levantamento recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Muitas vezes a competição sistemática entre os colaboradores incentivada pela empresa, provoca comportamentos agressivos e de indiferença ao sofrimento do outro.

Em recente pesquisa verificou-se que 38,1% dos funcionários entrevistados já sofreram assédio moral, sendo que 11,13% afirmaram que estão sendo vítimas há quase um ano.

A humilhação constitui um risco invisível e prejudicial à saúde dos funcionários e para ao ambiente corporativo, revelando uma das formas mais poderosas de violência sutil nas empresas.

OBJETIVOS

Esclarecer, levantar o debate e dirimir dúvidas relacionadas ao assédio moral visando diminuir risco dessa odiosa prática no ambiente corporativo e evitar ações de indenização por danos morais e materiais contra a empresa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

» Entendendo o “Assédio Moral”
· O que são relações desumanas e aéticas?
· Relações hierárquicas autoritárias e assimétricas
· Situações constrangedoras, repetitivas e prolongadas
· Métodos mais comuns de assédio moral nas empresas
· Exemplos de frases discriminatórias e humilhantes

» Estratégias utilizadas pelos assediadores
· São elas:

a) Deterioração proposital das condições de trabalho
b) Isolamento e recusa de comunicação
c) Atentado contra a dignidade
d) Violência verbal, física ou sexual
e) A exigência de metas inatingíveis

» Tipos de chefes – Classificação
· Chefe Profeta
· Chefe Pit Bull
· Chefe Troglodita
· Chefe Tigrão
· Chefe O grande irmão

» Perfil do assediador
· Quem pratica o assédio moral?
· Pesquisas e dados estatísticos
· É possível assédio entre funcionários do mesmo nível hierárquico?
· Motivos do assediador a agir de forma vil

» Postura do assediado
· Como a vítima deve proceder desde o início
· A possibilidade da rescisão indireta
· Relatos de quem já foi vítima
· A problemática do tratamento desigual no ambiente corporativo

» Principais seqüelas nas vítimas
· Pessoal, familiar e profissional
· Efeitos da Lei nº 9.029/95 e suas conseqüências jurídicas
· Sofrimento físico, psicológico, social e econômico
· O que é considerado humilhação?

» Conseqüências trabalhistas
· A Justiça do Trabalho e as ações indenizatórias
· Danos morais e materiais
· Responsabilidade solidária da empresa
· Punição para o assediador
· Demissão direta e indireta

PÚBLICO ALVO

» Recursos humanos de pequenas, médias e grandes empresas
» Profissionais responsáveis pelo recrutamento e seleção de candidatos
» Analistas e supervisores de RH; assistentes e supervisores de pessoal
» Agências de emprego
» Empresas de terceirização de mão de obra de serviços e vigilância
» Síndicos de condomínios residenciais e comerciais
» Gestores de empresa, executivos, empresários e advogados
» Contabilistas e administradores de empresa

OUTRAS INFORMAÇÕES

» Duração: De 1 a 2 horas, conforme a disponibilidade dos participantes.
» Incluso no Treinamento: Material didático e teste de segurança para os participantes.

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